Às vezes o ângulo, a perspectiva e o enquadramento de uma fotografia favorecem tanto a imagem de determinados locais que muitas vezes não fazemos ideia do contexto em que essa imagem se encaixa. O entorno em que um prédio ou monumento está localizado, pode mudar drasticamente a concepção da pessoa que está vendo e por isso, alguns cenários nem sempre são mostrados em sua totalidade. Monumentos icônicos se
tornam quase banais quando são vistos em um enquadramento maior que mostra o que há a sua volta.Para te dar uma visão mais abrangente de alguns dos lugares mais famosos no mundo, separamos 8 exemplos de entornos que você nunca imaginaria que fosse assim. Cuidado, você vai se surpreender!
1-Acrópole de Atenas
Acrópole é como é denominada a parte da cidade construída na região mais alta do relevo local. A de Atenas é a mais famosa do mundo e fica no topo de uma colina rochosa que se ergue 150 metros acima do nível do mar. A construção, que data de aproximadamente 450 aC, é considerado o cartão postal mais famoso da Grécia, o tipo de imagem que qualquer um pensa imediatamente ao falar sobre o país. Lá estão dois dos prédios mais famosas do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.
2- Cidade proibida
Este imponente palácio localizado no centro da antiga cidade de Pequim foi a casa do imperador chinês desde meados da Dinastia Ming, (1368 – 1644), até o final da Dinastia Qing, (1644 – 1912). Sua construção levou 14 anos, de 1406 até 1420, sendo o maior complexo palaciano do mundo, com cerca de 720 mil metros quadrados – há uma lenda de que o local teria 9.999 cômodos. Cercada por um fosso de seis metros de profundidade e muros maciços de dez metros de altura, suas dependências eram reservadas apenas para altos membros do governo, o imperador, sua família e alguns criados.
3- Central Park
Criado em 1857 e expandido ao longo de 15 anos, o parque urbano mais visitado dos Estados Unidos tem uma área de cerca de 3,4 km². Localizado na região de Manhattan, na cidade de Nova York, recebe aproximadamente 35 milhões de visitantes todos os anos e a famosa Quinta Avenida passa bem do seu lado leste. O local é mantido basicamente por uma organização privada e sem fins lucrativos, que provê 85% do orçamento anual dos US$ 37 milhões necessários para manter o funcionamento do parque.
4- Taj Mahal
![Taç-Mahal-9](https://descubrananet.files.wordpress.com/2015/09/tac3a7-mahal-9.jpg?w=300)
Este imenso monumento foi construído ao longo de 21 anos e às custas do trabalho de 20 mil homens, trazidos de diversas cidades do Oriente. Localizado na cidade de Agra, na Índia, o majestoso prédio de mármore branco é conhecido como a maior prova de amor do mundo, já que foi feito em homenagem à esposa favorita do imperador Shah Jahan, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A jóia do palácio”). Aryumand morreu dando à luz o seu 14º filho e o Taj foi construído sobre o seu túmulo. Além da grande construção de mármore, que é o prédio mais conhecido, o complexo ainda é composto por uma mesquita, outros mausoléus secundários, uma entrada principal e um imenso jardim persa.
5- Pirâmides de Gizé
As três Grandes Pirâmides que compõem este complexo são, de longe, as mais famosas do mundo. Elas simbolizam o poder dos faraós do Egito Antigo e foram construídas como tumbas reais para os reis Quéops, Quéfren e Miquerinos – respectivamente pai, filho e neto. A maior delas, conhecida como Pirâmide de Quéops, atualmente mede 137,16 metros de altura (originalmente eram 146,60 metros, mas falta parte de seu topo e revestimento) e foi construída aproximadamente em 2550 aC. Ela também é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que resistiu aos efeitos do tempo e das guerras.
6- Torre Eiffel
A Torre Eiffel foi inaugurada no dia 31 de março de 1889, sendo a maior construção humana do mundo na época, com 324 metros de altura e peso superior a 10 mil toneladas. O título de estrutura mais alta do mundo só foi perdido pela torre 41 anos depois, quando foi inaugurado, em Nova York, o arranha-ceu Chrysler Building.
É um dos pontos turísticos mais visitados de Paris e do mundo e recebe milhões de visitantes todos os anos. Símbolo da capital francesa, a torre é feita de aço forjado e foi projetada por Fréderic August Bartholdi e Gustave Eiffel, que empresta seu nome à estrutura.
7- Stonehenge
Localizado na planície de Salisbury, no condado de Wiltshire, no sul da Inglaterra, a história deste monumento é cercado de mística. Estima-se que o mais famoso círculo de pedras do Reino Unido date de 3100 a.C. e, ainda que a origem de sua construção e sua função sejam incertas, acredita-se que era usado para estudos astronômicos, religiosos ou mágicos. Tanto mistério se deve especialmente às suas dimensões, já que há pedras que chegam a medir cinco metros de altura e pesar quase cinquenta toneladas.
8- A Pequena Sereia
Situada no parque de Langelinie, em Copenhague, na Dinamarca, a estátua retrata a protagonista do conto de fadas homônimo de Hans Christian Andersen, transformado em filme da Disney em 1989. A escultura de bronze, criada por Edvard Eriksen entre 1909 e 1913, fica sobre uma pedra, banhada pelas águas do estreito de Øresund, que divide terras dinamarquesas e suecas.
0 comentários:
Postar um comentário